Quando o analfabetismo digital na empresa pode levar à falência

Com a popularidade das novas mídias, as empresas precisaram se adaptar à linguagem e característica de cada rede social para ficar perto do consumidor. Os novos clientes demandam novas formas de interação com a marca e estão mais atentos à reputação da empresa. Grandes marcas como O Boticário, OI, Coca-Cola e Mc Donald’s são cases de sucesso que apostaram em estratégias corretas para as redes sociais.

Quando bem utilizadas, as novas mídias podem trazer Retorno Sobre Investimento (ROI), por permitirem publicidade de grande alcance com preço mais barato, se comparado com a publicidade nos veículos tradicionais. No entanto, quando não administradas corretamente, elas podem até fechar uma empresa. Neste cenário, vale chamar a atenção para a presença do analfabetismo digital.

O analfabetismo digital é um assunto delicado de se tratar, pois envolve um conceito novo, pouco debatido e que está ligado a questões sociais, culturais, econômicas e políticas.

Se por um lado temos o analfabeto, que é aquela pessoa que não sabe ler nem escrever, por outro, temos o analfabeto digital, que é a pessoa que não possui familiaridade com as novas tecnologias, mesmo que possua smartphone e acesso à internet.

Assim, a sua empresa pode até estar presente nas redes sociais, mas se comete algum dos erros listados abaixo, é melhor que você faça um curso de mídias sociais para alfabetizar o seu negócio para o ambiente digital.

  1. Tem perfis em diversas redes sociais e não sabe a real necessidade de estar nelas;
  2. Publica o mesmo conteúdo em todas as redes sociais;
  3. Não dá a devida atenção às perguntas e aos comentários dos seguidores;
  4. Nunca pensou em criar estratégias para as redes sociais;
  5. Não faz ideia do que é persona e a importância de criar uma.

É… se você disse “sim” para duas ou mais afirmações, precisa rever a presença digital da sua empresa. Um erro cometido nas redes sociais pode dar prejuízo ao ponto de levar o negócio à falência. O melhor caminho é se alfabetizar para o ambiente digital, por meio de um curso sobre mídias sociais, em que você aprenderá a usar essas ferramentas de forma correta e até para gerar lucro. Pense nisso e compartilhe essa informação com aquele amigo que precisa saber disso.

Confira o conteúdo programático do Curso de Gestão de Mídias Sociais.

Perfil Profissional

Brenda Chérolet é jornalista, com pós-graduação em Mídias Sociais. Já passou por veículos de comunicação impressa, online e televisiva. É CEO da Chérolet Comunicação Digital e atua como consultora de novas mídias e alfabetizadora digital.

Compartilhe
WhatsApp chat