Muitos documentos corporativos e todos os trabalhos acadêmicos são regidos por uma série de normas que os configuram: as normas criadas pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).

A padronização é importante, pois estabelece um modelo único de formatação que auxilia na compreensão de documentos, TCCs, monografias e outros trabalhos acadêmicos. Estas regras são bastante temidas pelos estudantes universitários, no entanto, nada que algumas boas dicas não auxiliem. Vamos em frente!

Configurando o Word na ABNT

1º – Clique nas Configurações de Fonte

Na aba “Página Inicial”, clique no local indicado em vermelho na imagem abaixo e você terá acesso às configurações de fonte:

2º – Configure a Fonte

Na janela de configurações de fonte, aplique como descrito abaixo:

Fonte: Arial ou Times New Roman
Estilo: Normal
Tamanho: 12
Cor: Automático/ Preto

3º – Clique nas Configurações de Parágrafo

Na aba “Página Inicial”, clique no local indicado em vermelho na imagem abaixo e você terá acesso às configurações de parágrafo do Word:

4º – Configure o Parágrafo

Nas configurações de parágrafo, aplique as coordenadas abaixo:

Alinhamento: Justificada
Recuo Especial de Primeira Linha: 1,25 cm
Espaçamento Antes e Depois: Automático
Espaçamento entre linhas: 1,5 cm

Dica extra: Antes de começar a escrever o seu documento, já estabeleça a formatação que necessita e assim você poupará tempo e não terá dores de cabeça para corrigir a formatação depois 😉

Simples, não é? O Word, assim como os demais softwares do pacote Microsoft Office, possui  configurações que permitem facilitar o seu dia a dia e tornar você muito mais produtivo.

Esse é apenas um dos conteúdos que nossos alunos aprendem no Curso Office Pro da Real & Dados (Word, Excel, PowerPoint, Windows e Acesso à Internet).

Se você gostou dessa dica sobre as Normas da ABNT, tenho certeza de que o Curso Office Pro 2016 da Real & Dados fará diferença no seu currículo e no seu dia a dia. Clique na imagem acima e saiba mais.

Compartilhe
WhatsApp chat